O QUEEN E O FIM DO MUNDO (HAPPY ASTEROID DAY)

Um dos filmes mais marcantes na minha infância foi “Impacto Profundo”, o filme tinha tudo pra mim: um astrônomo mirim, astrofísicos, Morgan Freeman como o senhor presidente, uma astronauta mulher e um asteroide gigante em direção a Terra. Na mesma época também foi lançado o filme Armagedon com aquela trilha sonora grude do Aerosmith, a Liv Tyler divando e -novamente- um big asteroide ameaçando a vida na Terra. Não podemos dizer que não fomos alertados pelos filmes dos anos 90 dessa grande ameaça.

Brincadeiras a parte, o monitoramento de asteroide vem sendo uma das áreas que mais cresce pelo mundo. Alguns acontecimentos recentes, como da Rússia , onde várias pessoas ficaram feridas devido a queda de um objeto (https://pt.wikipedia.org/wiki/Meteoro_de_Cheliabinsk), deixou alguns governos preocupados com futuras catástrofes envolvendo esses objetos vindos do espaço.

E aí entra o Queen. Que??????????? Não bem o Queen mas o seu guitarrista, Brian May, que nas horas vagas é apenas um simples doutor em astrofísica.

Em fevereiro de 2014, o Dr. Brian May , começou a trabalhar com Grigorij Richters , o diretor de um filme intitulado 51 Degrees North , uma história fictícia de um impacto de um asteroide em Londres e da condição humana resultante . Brian compôs a música para o filme e sugeriu que Richters fizesse uma prévia do filme na Starmus , um evento organizado pelo Dr. Garik Israelian com a participação de cientistas e artistas , incluindo o Dr. Stephen Hawking, Richard Dawkins e Rick Wakeman . O resultado foi o início de discussões que levaram ao lançamento do Dia do asteroide em 2015 .

A ideia é que o “dia do asteroide” seja uma campanha global de conscientização , onde pessoas de todo o mundo se reúnem para aprender sobre asteroides e o que podemos fazer para proteger o nosso planeta de futuros impactos. O Dia do Asteroide é realizado todos os anos no dia 30 de junho, aniversário do maior impacto na história recente , o Evento de Tunguska em 1908.

O Evento de Tunguska foi a queda de um asteroide que aconteceu em uma região da Sibéria, próxima ao rio Podkamennaya Tunguska. A queda provocou uma grande explosão, devastando uma área de milhares de quilômetros quadrados.

Aparentemente, o objeto explodiu antes de chegar ao chão, o que deu margem para diversas teorias conspiratórias. Uma delas seria que o famoso cientista Tesla estaria testando o seu raio da morte, mas tudo não passa de boatos. O meteoro, que teria apenas algumas dezenas de metros, explodiu a cerca de 5 km do chão causando uma onda de ar que foi capaz de deslocar as árvores próximas, como pode ser visto na figura abaixo.

Tunguska

Figura 1: Tunguska. fonte:English Wikipedia

Mais de 1 milhão de asteroides têm o potencial de impactar a Terra, e através de todos os telescópios disponíveis em todo o mundo, descobrimos apenas cerca de um por cento. Com a criação da declaração 100X, a meta é aumentar a taxa de descoberta de asteroides a 100.000 (ou 100x) por ano nos próximos 10 anos. Segundo Brian May  “Quanto mais aprendemos sobre impactos de asteroides , mais claro fica que a raça humana tem estado a viver em tempo emprestado “.

O dia do asteroide e a Declaração de 100X são maneiras para o público a contribuir para uma tomada de consciência da vulnerabilidade da Terra e também uma jogada de marketing para trazer fundos e pessoas para as pesquisa desses objetos e suas rotas.

Então , nesse dia 30 de Junho de 2016, chame os seus amigos, comprem comidas e bebidas e vão comemorar esse dia…enquanto podem….

Mais do Doutor May pode ser visto no link abaixo :

https://www.youtube.com/watch?v=9x0POlNWGwE

Referências e maiores informações:

http://asteroidday.org/

http://simetriadegauge.blogspot.com.br/2016/06/dia-do-asteroide-um-dia-para-se-pensar.html

Anúncios

Um comentário sobre “O QUEEN E O FIM DO MUNDO (HAPPY ASTEROID DAY)

  1. Pingback: Asteroides : O início e o fim da humanidade? | cientistasfeministas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s