FAQ

“Quem escreve este blog?”

Apenas mulheres estudantes de pós-graduação ou pós-doutorandas, isto é, mulheres diretamente envolvidas na produção de ciência de qualquer lugar deste Brasil. São mulheres que dedicam parte do seu tempo para divulgar ao público leigo um pouco do que acontece no mundo da ciência, de forma totalmente voluntária e com muito amor.

“Por que vocês usam pseudônimos?”

Dado que vivemos numa sociedade estruturalmente machista e patriarcal, somos atacadas diariamente por comentários ofensivos, somos perseguidas nas redes sociais e nas ruas, e compartilhamos dessas experiências negativas vivenciadas todos os dias pelas mulheres. Quando se trata de mulheres ocupando posições essencialmente masculinas, como a de cientista, o assédio costuma ser maior. Para preservar nossa privacidade e evitar qualquer tipo de assédio em redes sociais e na vida real, escolhemos usar pseudônimos. Cada uma de nós escolhe o seu de forma criativa.

“Qual a frequência de postagens?”

Postamos novos textos de segunda à sexta-feira. Os temas são agrupados por dia da semana da seguinte forma: segunda-feira: biociências; terça-feira: ciências da saúde; quarta-feira: matemática, astronomia e física (procuramos colaboradoras!); quinta-feira: química; sexta-feira: coluna em off: feminismo; sábado: ciências humanas e sociais.

“O que é a coluna em off: feminismo?”

Essa coluna foi feita para discutir temas diversos: desde o machismo na ciência até dificuldades que as mulheres encontram, passando por entrevistas de mulheres incríveis. Vale à pena conferir!

“Posso colaborar?”

Claro, miga! Aceitamos apenas mulheres neste blog, tanto para escrever quanto para ilustrar. Se você acredita que pode colaborar conosco, se você tem tempo para o trabalho exigido para manter um blog de ciência, mande um e-mail para nós com o título quero colaborar (textos) ou ilustração (para as artistas). Responderemos assim que possível para dizer se é possível aceitá-la no momento. Obviamente, todo trabalho deste blog é voluntário!

“Por que apenas mulheres são aceitas?”

Por que não, né?

“Como entrar em contato com vocês?”

Pelo nosso email: cientistasfeministas@gmail.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s