Super Lua, sim! Mas pera lá…

Todo o ano rola um fuzuê danado quando anunciam o dia que uma das fases de Lua cheia estará mais próxima da Terra. E esse ano, com o anúncio da mais brilhante Super Lua dos últimos 68 anos, a galera foi ao delírio. E dá-lhe de fotinhas nas internet!

Mas, qual é a dessa de Super Lua? Assim como todos os outros planetas e satélites, a Lua descreve uma órbita elíptica (tipo uma forma oval) em torno da Terra, ou seja, em dado momento a Lua encontra-se na posição mais próxima da Terra (periélio) e em outro momento (quase uns 7 meses depois) encontra-se na posição mais distante possível (afélio). Já a fase de Lua cheia é quando vemos toda a face da Lua iluminada pelo Sol. E a Super Lua, enfim, é como conhecemos a fase de Lua cheia com a menor distância entre a Terra e a Lua.

E qual é o barato da Super Lua de 2016? Em comparação com a menor Lua cheia desse mesmo ciclo lunar, a Super Lua desse ano apareceu em torno de 14% maior e 30% mais brilhante. Diferenças boas se não fosse o fato de terem acontecido a quase 7 meses atrás, que não acontecem de um dia para outro. Elas vão acontecendo ao longo de meses e meses. Então, de um dia para o outro, literalmente, se você olha para a Lua hoje e olha de novo amanhã, você não notará muita diferença :/

O círculo da direita é 14% maior e 30% mais brilhante do que o da esquerda. Só que, no caso da Lua, ela foi a cada dia ficando um pouquinho mais brilhante e um pouquinho maior do que no dia anterior, num processo de mais ou menos seis meses e um cadinho.

O círculo da direita é 14% maior e 30% mais brilhante do que o da esquerda. Só que, no caso da Lua, ela foi a cada dia ficando um pouquinho mais brilhante e um pouquinho maior do que no dia anterior, num processo de mais ou menos seis meses e um cadinho.

“Ah, mas e aquelas fotos iradas que o pessoal tira durante as Super Luas? A Lua tá sempre impressionante!”, você pode dizer. Mas, aí é que tá! Se você acha isso é porque não presta muita atenção na Lua cheia outras vezes XD Ou, talvez, não more num lugar que te permita admirar o céu a noite, e aí você fica “refém” das notícias e imagens de Super Lua e com a impressão de que ela é realmente “super”!

Se você, por outro lado, tá sempre de olho no céu noturno e curte uma observação mais cuidadosa da Lua, pode achar o contrário, que não consegue notar muita diferença entre a Super Lua e outras fases de Lua cheia. E você estará com toda razão! Não é coisa que dê para notar a olho nu, assim, sem medir nada.

Então, para quem está frustado porque perdeu a maior Lua dos últimos 68 anos, não fica triste não. Você sempre pode dar uma olhadinha despretenciosa no céu numa Lua cheia genérica e curtir a vista. Aproveite principalmente se você estiver numa região com pouca luminosidade e sem prédios ou árvores para conseguir ver a Lua no horizonte toda bonitona. Vai aproveitando de Lua cheia em Lua cheia, de Super Lua em Super Lua até chegar a Super Lua tão “super” quanto a de 2016, em novembro de 2034.

Mais informações legais:

Deixe um comentário