Feliz Aniversário, 51 Pegasi b!!!!!

No começo de outubro comemoramos os 20 anos da descoberta do primeiro exoplaneta orbitando uma estrela “similar” ao Sol. O planeta, 51 Pegasi b, foi o primeiro de milhares que estariam e estão ainda por vir. Atualmente estão confirmados cerca de 1800 planetas e de candidatos são mais de 3 mil.

pegasib

(Fonte: scitechdaily.com)

O planeta 51 Peg b está localizado a aproximadamente 50 anos-luz na constelação de Pegasus. Sua massa é da ordem de 0,4 massas de Júpiter e sua distância da estrela de aproximadamente 0,05 UA( unidades astronômicas). A nível de comparação a massa da Terra é de 0,00315 massas de Júpiter e a distância do Sol é de 1 UA.

astroptorg

(Fonte: http://www.astro.pt.org)

A massa e a distância da estrela facilitou a descoberta pelo método de velocidade radial. Este método mede as variações do espectro da estrela causado pelos efeitos gravitacionais do planeta.

Antes do 51 Pegasi b já haviam estudos sobre a possibilidade de planetas em Pulsares, estrelas que emitem uma alta quantidade de radiação eletromagnética, porém a possibilidade de vida (macroscópica) é pouco provável.

A descoberta de exoplanetas abriu todo um novo campo de possibilidades. A vida fora da Terra já não era mais tratada como ficção científica. Campos como Astrobiologia deixaram de ser tabu entre pesquisadores. Hoje temos missões, como a Kepler da Nasa, com o único objetivo de detectar e catalogar esses objetos.

Mais informações:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=4733

Anúncios

Um comentário sobre “Feliz Aniversário, 51 Pegasi b!!!!!

  1. Pingback: O som das estrelas | cientistasfeministas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s