Alimentos “detox” industrializados são realmente saudáveis?

O hit do momento é a alimentação “detox”. Mas o que é isso? Pra que serve?

Primeiramente vamos definir o que significa alimentação “detox”. Em entrevista ao portal IG, a nutricionista Roberta Frizzo Serena definiu alimentação ou dieta “detox” como “uma técnica da nutrição funcional cujo objetivo é ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde”.

Procurando mais sobre esse conceito, observei que muitos nutricionistas classificam uma dieta “detox”  como uma alimentação em que deve evitar proteínas de origem animal, milho, soja, grãos, bebidas alcóolicas, produtos industrializados, temperos prontos, shoyo, vinagre, farinha de trigo e derivados, cafeína, açúcar e adoçantes, nozes e castanhas.

Esses dias, eu estava em uma reunião com um grupo de mulheres que se diziam seguir uma dieta rígida no controle de calorias, consumiam produtos naturais e saudáveis. Bom, sem problema nenhum com essa declaração, até elas começarem a dizer os produtos que consumiam.

De início eu achei que elas iam enumerar alimentos que considero saudáveis e naturais, como a ingestão de verduras, legumes e frutas frescos, chás de ervas em geral, sucos naturais feitos em casa, fibras, produtos integrais, etc. Mas para minha surpresa, o consumo dos alimentos ditos “saudáveis” está baseado em shakes prontos, chás instantâneos, suco “detox”  instantâneo; elas optam por esses alimentos pela praticidade, pois não têm tempo de prepará-los diariamente.

Fiquei indignada e fui à procura de rótulos de vários desses sucos “detox”  instantâneos e, em sua maioria, a quantidade de vitaminas presentes não se encontra no rótulo, ou porque não existem, ou porque são insignificativas. Muitos desses sucos também não indicam a quantidade de fibras presentes.

Entre os sucos naturais “detox” mais preparados no momento, os ingredientes mais utilizados para a preparação de um copo são:

  • Abacaxi (1 fatia) contém vitaminas A, B1 e C além de 0,9g de fibras
  • Maçã (1/4 da fruta) contém vitaminas B1 e B2 e aproximadamente 0,5g de fibras
  • Couve manteiga (1 folha) contém vitaminas A e C, Ferro, Fósforo e aproximadamente 1,0 g de fibras
  • Gengibre (pedaço) contém vitaminas A, do complexo B, C, ferro, potássio e fósforo além de 2,4% de sua massa ser constituída de fibras
  • Limão (1/2 unidade) contém vitaminas do complexo B, C e sais minerais

Analisando os principais ingredientes desse suco “detox”, praticamente todos contribuem com quantidades significativas de fibras e vitaminas para serem nem mencionados nos rótulos de sucos instantâneos. Logo, por mais que alguns nutricionistas digam que esses sucos funcionam, e podem ser bons substitutos, está bem claro que isso não é verdade.

Um produto para estar disponível na forma instantânea deve sofre um processamento com maltodextrina, que é vulgarmente definido como “polímero da glicose”, ou seja, como definido pelo nutricionista Bruno Brown em sua página pessoal “a maltodextrina é um carboidrato de alto índice glicêmico, que tem uma função bem parecida e rápida como o açúcar nos nossos níveis de insulina após a ingestão”.

Logo, uma dieta com restrição a carboidratos estaria seriamente comprometida se o paciente consumisse muitos produtos instantâneos como Shakes Comuns ou Detox, Sucos Lights, Diets ou Detox, Sopas Comuns ou Detox e etc.

Esses produtos instantâneos, principalmente os “detox”  estão na contramão da definição da dieta que leva o mesmo nome, quando a mesma diz, entre outras coisas, em que deve evitar alimentos industrializados, açúcar e adoçantes.  Os sucos e chás “detox”  são doces e o sabor adocicado vem de adoçantes adicionados a eles.

Uma dieta realmente saudável deve ser baseada no equilíbrio, consumindo os produtos na forma natural e não industrializada.

————————————–

Fontes:

(Imagem retirada do site http://dieta-definitiva.com/dieta-detox-perca-peso-faz-seus-olhos-e-pele-brilharem-e-aparencia-mais-jovem/)

www.saude.ig.com.br

www.facebook.com/BrownNutricionista

www.dieta-definitiva.com.br

Um comentário sobre “Alimentos “detox” industrializados são realmente saudáveis?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s