E por falar em dinossauros…

dinoIlustração: @sarita

Não foi por acaso que o longa Jurassic Park fez tanto sucesso no ano de seu lançamento (1993) e agora, com sua continuação Jurassic World. Dinossauros foram criaturas incríveis que dominaram a Terra desde o período Triássico até o final do período Cretáceo e, no entanto, povoam até hoje o imaginário popular, principalmente na cultura da ficção científica. Há muito sabemos que as aves que vemos hoje voando por aí são descendentes desses (nem sempre) gigantes, mas o que acreditávamos ser uma janela no tempo evolutivo para o aparecimento da avifauna mostrou-se, na verdade, uma série de mudanças que paulatinamente levaram ao surgimento das aves como as conhecemos hoje!

Com o casamento entre morfologia de fósseis e avanços da genética, o traçado dessas transformações tornou-se cada vez mais visível, até para transformações pitorescas como um Velociraptor de duzentos quilos e um pombo moderno.  O primeiro fóssil a reforçar fortemente essa teoria  foi o híbrido Archaeopteryx, possuindo anatomia corporal muito próxima aos raptores da época com o adendo de penas e uma estrutura parecida com um bico pré-cranial.

Imagem2

Imagens: animalia-life.com

Então, o que acreditava-se ser um salto para a proliferação da avifauna mostrou-se, na verdade, um processo lento e de mudanças pontuais (o que convenhamos, nossa amiga evolução sabe fazer muito bem). Dentre um “pool” de características interessantes (ossos aerados, penas, estrutura cranial mais delicada), algumas foram selecionadas gerando, assim, uma nova categoria.

Esse conjunto de descobertas abre todo um leque de novas possibilidades e nichos de pesquisa.  Para saber mais sobre sobre os caracteres morfológicos e estruturais estudados, consulte o artigo inicial da QuantaMagazine.

No que diz respeito à descrição do passado… Ainda temos muito pela frente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s