Tim Hunt faz declarações machistas durante conferência em Seoul

Hoje a notícia de que um cientista ganhador de um Nobel teria se posicionado numa conferência de forma machista e desnecessária bombou nas redes sociais.

 Capturar Capturar22 Capturar44

Imagens: Twitter e The Guardian

Sir Tim Hunt, ganhador do prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 2001, manifestou sua opinião sobre a presença de mulheres em laboratórios de ciência durante uma conferência de mulheres sobre jornalismo científico (World Conference of Science Journalists, na Coreia do Sul). De acordo com o jornal The Guardian, Tim teria falado que “há três coisas que acontecem com as mulheres em laboratórios: você se apaixona por elas, ou elas se apaixonam por você ou, quando você as critica, elas choram”. O cientista também defendeu que deveriam existir laboratórios separados para homens e mulheres trabalharem, comentando também que “não quer ficar no caminho das mulheres”.

Não é apenas uma infeliz estatística que apenas 13% das pessoas trabalhando em áreas de ciência, tecnologia e engenharia sejam mulheres, de acordo com uma pesquisa feita no Reino Unido (que você pode conferir aqui). Mulheres muitas vezes não recebem crédito por seu trabalho, como já ocorreu a inúmeras cientistas que tiveram seus trabalhos supostamente roubados, como foi o caso de Rosalind Franklin. Essa declaração machista e misógina de um pesquisador importante, membro da Royal Society (uma sociedade de cientistas renomados), mostra que os obstáculos que temos que vencer diariamente como mulheres que trabalham dentro de um instituto de pesquisa científica são piores do que imaginamos. Temos aquela sensação de que as coisas estão mudando, mas ainda há muito a se mudar! Acredito fortemente que as mulheres irão cada vez mais se empoderar das áreas de conhecimento que amam, seja ela uma ciência exata, humana ou biológica. O site da Royal Society chegou a publicar uma nota para afirmar que não concordam com as declarações de Tim Hunt.

Até quando será necessário dizer que a ciência precisa de mulheres? Queremos chances iguais àquelas dos homens para atuar em qualquer área do conhecimento. Machistas não passarão!

Fontes:

http://www.theguardian.com/commentisfree/2015/jun/10/tim-hunt-science-prejudice-against-women

http://www.theguardian.com/uk-news/2015/jun/10/nobel-scientist-tim-hunt-female-scientists-cause-trouble-for-men-in-labs

 

Anúncios

2 comentários sobre “Tim Hunt faz declarações machistas durante conferência em Seoul

  1. Pingback: Engenheiros e Físicos Fêmea | cientistasfeministas

  2. Pingback: Um espaço acadêmico todo seu – e seguro | cientistasfeministas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s